Com mais de 1700 alunos, curso de marketing político da FRB favorece organização de campanhas

Professor Fernando Vieira durante aula.

São Paulo (SP) – Cada vez mais, a internet tem sido uma aliada na busca por conhecimento. No vasto mundo virtual, não faltam opções de assuntos e fontes. E no campo político, a Fundação Republicana Brasileira (FRB) tem sido uma das fontes que mostram a importância da escolha adequada de uma plataforma de conhecimento. Afinal, qual a melhor base para entender sobre política, senão aquela vinculada a nomes que não só movimentam o debate eleitoral no País, mas existem por conta dele?

Foi pensando nessa rede de informação que a FRB lançou o primeiro curso do Workshop Eleitoral 2020. Com o tema marketing político, a instituição sem fins lucrativos, mantida pelo Republicanos, convidou o especialista em marketing pelo INSPER Fernando Vieira, para ministrar sobre tópicos como marca e posicionamento, e gerenciamento de redes sociais.

De acordo com o presidente da FRB, Renato Junqueira, o curso dentro do workshop tem como objetivo ajudar, principalmente, pré-candidatos e equipes para planejarem bem as sua campanhas. Atualmente, são mais de 6 mil pessoas inscritas no workshop e mais de 1700 delas já estão matriculadas no primeiro curso.

“A gente sabe que hoje a tecnologia é uma das ferramentas para uma campanha de êxito. Nada pode substituir o contato, pois a política é a reunião de pessoas, a sola de sapato, é a saliva e o suor, mas a gente sabe que a tecnologia é fundamental nesse processo de comunicação, de propostas, e de visibilidade para o pré-candidato, e isso demanda um planejamento e muita organização”, explica Junqueira.

Para o especialista Fernando Vieira, que está sempre em contato com os assuntos que nascem em Brasília, é gratificante poder gerar conhecimento sobre o marketing em um formato didático e por meio da internet. “O retorno é muito rápido em relação às manifestações das pessoas que participam do curso. A interação proporcionada pela rede, que traz a possibilidade de que a pessoa tire dúvidas e dê testemunhos, também é um atrativo extra, porque aumenta a troca de experiência entre o aluno e o palestrante ou professor”.

Fernando também entende que a oferta do curso favorece a organização política, ao mostrar que uma campanha tem início com o planejamento, estratégia e divisão de funções. “Os candidatos podem ter um melhor aproveitamento da sua campanha e, com certeza, extrair dali uma oportunidade futura, de melhorar o seu desempenho nas urnas”, afirma o especialista.

Experiência dos alunos

Para o presidente da subseção da FRB em São Paulo, Eduardo Verrone, a experiência das pessoas com o curso “tem sido maravilhosa”, conforme observa o entusiasmo dos participantes. “As pessoas nos procuram satisfeitas e agradecidas pela FRB proporcionar este curso preparatório. Estamos esperando ansiosos pelos próximos”, acrescenta.

Esse é o caso de Marina Teixeira e Ingrid Chagas, ambas inscritas no workshop eleitoral e alunas virtuais do professor Fernando.  

“Com certeza essas técnicas ajudaram no meu dia a dia. O curso me ajudará a colocar as ações do marketing político no planejamento da próxima eleição, sabendo por exemplo as divisões das funções de cada colaborador”, diz Ingrid, que atua no Estado de São Paulo no setor de Comunicação, uma das áreas profissionais para qual o curso é voltada.

Já Marina Teixeira conta que foi a primeira vez que participou de um curso como esse e achou “excelente essa iniciativa”. “No meu cenário de atuação, a utilização do marketing político terá muito significado, pois ele pode ser definido como a arte de informar e comunicar-se com o eleitor; orientar e direcionar as idéias do candidato e governo; e em função das necessidades que se detectam, definir o seu público e satisfazê-lo. É potencializar relações duradouras com os eleitores”, afirma Marina, que tem o tópico de Comunicação Eleitoral entre os preferidos.

Próximo curso

Seguindo a programação do workshop, o próximo curso tem como tema “Conservadorismo e Valores Republicanos”, e será ministrado pelo jornalista Diego Polachini, assessor da presidência nacional do Republicanos e presidente municipal do partido em São José do Rio Preto, interior de São Paulo.

Texto: Flávio Ribeiro/ASCOM Republicanos Capital SP

Foto: FRB/Divulgação

Compartilhe com amigos

One thought on “Com mais de 1700 alunos, curso de marketing político da FRB favorece organização de campanhas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *