Live do Republicanos da capital comprova a força do projeto 2020 nas regiões de SP

São Paulo (SP) – O Republicanos Capital SP produziu na noite da última quarta-feira (10) a segunda live deste ano (assista aqui). Apresentada pelo presidente municipal, Marcos de Alcântara, a transmissão atingiu milhares de pessoas e foi realizada de forma simultânea no Facebook, Youtube e Instagram. Com o tema Eleições 2020, os internautas acompanharam por mais de uma hora uma conversa sobre o trabalho que o Republicanos tem desenvolvido na capital paulista e ouviram depoimentos dos coordenadores zonais.

Considerando que, até o momento, a realização das eleições de 2020 seguem mantidas para o dia 4 de outubro, a live do Republicanos Capital SP surge em um período de incertezas, especialmente motivadas pela pandemia do coronavírus. Por isso, o presidente municipal ressaltou a importância de se fazer um bate-papo sobre o tema, como forma de conscientizar as pessoas enquanto há tempo.

“Se não houver alteração na data, nós estamos há menos de quatro meses da eleição que vai definir os nossos novos vereadores, o novo prefeito, quem vai governar a nossa cidade. Nós vamos responder as suas dúvidas para que você possa provocar o assunto político dentro da sua casa, na roda de amigos, no seu trabalho, nos grupos de Whatsapp e nas redes sociais. Porque é preciso debater sobre política”, observou Marcos de Alcântara.

Republicanos 2020 em SP

Para além da interação com o público, realizada através da resposta sobre dúvidas e o cumprimento àqueles que estavam assistindo, a transmissão contou com a participação dos coordenadores e coordenadoras zonais na capital paulista. A presença dos zonais reforçou a relevância do trabalho que é realizado nas regiões de São Paulo, especialmente as mais periféricas e que carecem de políticas públicas.

Conforme explicou o coordenador da zonal Leste I e primeiro convidado da live, Edinho Santana, a boa relação com presidentes zonais tem sido parte essencial para a realização do trabalho republicano, assim como o processo de debate político. “Eu falo que é muito importante a gente participar ativamente da política para não sofrermos um estelionato eleitoral. No passado elegemos candidatos que nem moravam no Brasil, então é muito importante que se discuta sobre política antes das eleições. E o Republicanos está abrindo uma porta imensa para toda a população ao colher propostas para o nosso plano de governo”, citou Edinho.

“O nosso plano de governo está sendo feito juntamente com os zonais, que são as pessoas que moram nos bairros, na periferia e que também usam o sistema de educação, de saúde e de transporte”, complementou o presidente municipal, ao citar que as propostas estão sendo colhidas pelo secretário-geral do Republicanos Capital SP, o professor Hugo Duarte.

Já o coordenador da região Centro-Oeste, Valdecir Santos, citou sobre a situação que a pandemia impõe diante do próximo pleito. “Todos estão muito interessados nessa política para uma eleição diferente, devido à pandemia em que estamos passando”, disse.

Nesse sentido, o presidente Marcos de Alcântara convidou o coordenador da região Sul I, Sidnei Castro, para falar sobre como tem sido a reação das pessoas nas ruas diante do tema eleições 2020. “As pessoas têm reclamado daquela política que a gente sabe que, infelizmente, não está trazendo muitos resultados para alguns bairros carentes. As pessoas reclamam desses políticos que prometem muitas coisas e acabam não cumprindo. Portanto, eu acho que essa forma [republicana] de trabalhar a política mais próxima do povo, entendendo as suas necessidades e tentando resolver elas através de uma influência político-partidária, que é o nosso projeto, e com os presidentes zonais nos ajudando, faça com que a política volte a ser algo mais respeitado”, comentou o coordenador.

Seguindo mesma linha de raciocínio, o responsável pela zonal Sul II, Antonio Fontinele, ressaltou que a “política está no sangue de todo mundo”, lembrando que existe um período em que naturalmente esse interesse pelo assunto acaba crescendo, como agora, em período eleitoral. Fontinele acrescentou que os paulistanos já querem saber como o Republicanos está trabalhando pela cidade. “O nosso trabalho não para. É 24 horas por dia falando de política”, disse. Recordando as recentes manifestações que pediam por democracia, o coordenador zonal mostrou seu título de eleitor, seguindo a campanha do Republicanos Capital SP, que incentiva as pessoas a mostrarem que a democracia republicana se faz através do voto.

Já a coordenadora da zonal Leste II, Angela Melo, afirma que a equipe tem “desenvolvido um trabalho através da nova política, fazendo com que as pessoas passem a acreditar nisso e comecem a entender um pouco mais sobre a política”. 

O presidente Marcos de Alcântara ponderou que as pessoas têm se mostrado tímidas para falar sobre a política e ressaltou que essa situação não contribui para o processo democrático. “Ninguém quer ser o primeiro a levantar esse assunto. Porque as pessoas não querem ouvir falar, elas estão arredias. Há uma descontentamento, e nós precisamos trabalhar esse fato. As pessoas precisam participar, porque isso é fundamental para a nossa democracia”.

O coordenador na região Noroeste, Humberto Elker, pontuou que o Republicanos tem sido parte da renovação política, por meio da “onda azul”. “[Aqui na região] a população é esmagada pela falta da saúde e da economia local. Conversando e nos reunindo com a comunidade, notamos uma descrença [das pessoas], mas em busca de uma renovação. E é isso que o Republicanos vem trazendo para a região, essa renovação política, com uma nova proposta, que graças a Deus a aceitação tem sido muito boa”.

Por fim, a coordenadora da zona Norte, Iva Silva, explicou que a condução dos trabalhos republicanos visa a criação de um impacto social. “Mesmo antes das eleições nós temos trabalhado de uma maneira com que as pessoas se envolvam e se sintam parte da política, porque isso é ser republicano, é cuidar da coisa pública”, disse. Iva Silva também entoou entusiasmo para que a bancada do Republicanos cresça ainda mais na Câmara de São Paulo.

Coordenadora Iva durante bate-papo com o presidente

Próxima live

O presidente Marcos de Alcântara anunciou ainda que a próxima live será realizada no dia 10 de julho. “Seguramente teremos muitas novidades e definições para falar sobre o processo eleitoral. Já marca essa data na sua agenda. Vamos pensar, vamos refletir sobre a política. O Republicanos está trabalhando por uma política séria. A nossa cidade e o nosso Brasil precisa de você. 2020 é 10!”.

Texto: Flávio Ribeiro/ASCOM Republicanos Capital SP

Fotos: Erik Teixeira/ASCOM Republicanos Capital SP

Compartilhe com amigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *