“No PRB encontrei oportunidade de fazer a boa política que o Brasil tanto precisa”, diz Coqueiro

Edson Coqueiro, presidente da Zonal Itaim Paulista
Edson Coqueiro, presidente da Zonal Itaim Paulista

O entrevistado desta semana é Edson Coqueiro Filho, um empreendedor de 39 anos que compreendeu que a base da sociedade é a política. “No PRB,  encontrei a oportunidade de fazer a boa política que o Brasil tanto precisa”, afirma o republicano. Coqueiro é presidente da Zonal de Itaim Paulista, uma das 58 da capital paulista, e membro da diretoria da Associação do Empresário do Itaim Paulista (AEIP) e do Núcleo de Desenvolvimento Econômico e Social do Itaim Paulista e Curuçá.

Ficou conhecido em sua região por lutar contra o projeto do prefeito Fernando Haddad (PT) que iria desapropriar o Centro Comercial  do bairro e grande parte da Avenida Marechal Tito e Estrada Dom João Nery. É cristão evangélico, empresário, palestrante e Coach Empresarial. É Bacharel em Teologia (IBAD), cursa faculdade de Direito, ama passar seu tempo com a família e os amigos. E, o que ele considera o mais importante, é o marido da Luciene e pai do Gabriel, do Edson Neto, da Mariana e do Matheus.

PRB Capital SP – Edson, por que você decidiu se filiar ao PRB? Quando filiou-se?

Edson Coqueiro – Participo, desde 2011, de um grupo de pessoas de várias áreas. Nos reuníamos para discutir política na região. Com o passar do tempo, percebemos que sem a ligação com um partido político não teríamos força necessária para as melhorias que desejamos. Foi aí que decidimos procurar um partido que tivesse de acordo com as nossas lutas.

Em 2014, tivemos uma reunião com o presidente municipal do PRB, Dr. Aildo Rodrigues, que discorreu sobre os ideais republicanos do partido, comprometido com ações públicas, que era justamente o que procurávamos. Imediatamente me filiei.

PRB Capital SP – O que o levou a assumir a liderança do PRB no Itaim Paulista?

EC – Sempre gostei de política, e o PRB me passou credibilidade, seriedade e comprometimento em fazer uma política do bem. Isso me deixou confiante para assumir a Zonal no Itaim Paulista e continuar a discutir o desenvolvimento da região.

Em junho de 2014, assim que me filiei, o Dr. Aildo me convidou para montar a Zonal. E já filiamos mais de 400 pessoas no Itaim Paulista, São Miguel, Jardim Helena e Penha.

PRB Capital SP- Você já havia atuado na política anteriormente?

EC – Sim, me filiei a um partido em 2011, logo na sua criação. Mas em seguida me desfilei, pois não me identifiquei com sua ideologia.

PRB Capital SP- Conte-nos um pouco sobre sua trajetória no PRB.

EC – No início recebemos o desafio de coordenar a campanha do deputado federal Celso Russomanno e deputado estadual Jorge Wilson, na Zonal do Itaim Paulista, São Miguel e Jardim Helena. Obtivemos êxito, já que foram os bairros onde os candidatos tiveram a melhor votação na cidade de São Paulo (Russomanno 47 mil e Jorge Wilson 12 mil votos). Em 2015, fizemos um evento de posse, onde estiveram presentes mais de 300 pessoas.

Colaborei na montagem das Zonais de São Miguel, Jardim Helena, Penha e Vila Jacuí. Realizamos diversas reuniões em toda Zona Leste, atendendo a demanda dos munícipes. Só no ano de 2015, foram feitos 250 ofícios protocolados nos órgãos públicos e encaminhados aos nossos parlamentares.

Nossa última ação foi a organização de um evento para homenagear 30 mulheres que fizeram grandes trabalhos na região, o evento contou com a presença de mais de 200 pessoas. (Clique aqui e leia sobre a homenagem)

12974286_831821950255941_1913267089106117216_n
Executiva do PRB no Itaim Paulista, liderada por Coqueiro faz homenagem a 30 mulheres da região no evento “Mulheres Transformadoras”

 

PRB Capital SP- Quais as principais realizações conquistadas no Itaim Paulista desde a sua nomeação?

EC – Eu e toda a equipe do PRB Itaim Paulista temos nos dedicado aos trabalhos na região, juntamente com a subprefeitura e as secretarias.

Tenho protocolado inúmeros ofícios pedindo obras de infraestruturas, melhorias no sistema viário, construção de CDC, limpeza e contenções das margens dos córregos e melhorias nas escolas.

Promovemos a realização de Fórum de Educação e Fórum da Saúde, construímos 41 pinguelas nos 5 córregos e uma UBS na encosta Norte II. Outros vários pedidos ainda não foram atendidos, mas continuamos fazendo nosso papel de fiscalizar e cobrar o poder público.

PRB Capital SP – Você ficou conhecido pelo trabalho contra a desapropriação Centro Comercial do Itaim Paulista. Conte como foi.

EC: Esta foi uma das das grandes lutas que tivemos aqui no Itaim Paulista no ano de 2013. O projeto do prefeito Fernando Haddad (PT), de mobilidade urbana, iria desapropriar o Centro Comercial do Itaim Paulista e grande parte da Avenida Marechal Tito e Estrada Dom João Nery. Depois de um ano de mobilizações, no Itaim e na Câmara Municipal, fazendo reuniões com a população, vereadores, secretários e o próprio prefeito, conseguimos fazer as alterações. Essa foi uma grande vitória do povo do Itaim. Tenho orgulho deste trabalho.

Coqueiro em movimento contra a desapropriar o Centro Comercial do Itaim Paulista e grande parte da Avenida Marechal Tito e Estrada Dom João Nery
Coqueiro em movimento contra a desapropriar o Centro Comercial do Itaim Paulista e grande parte da Avenida Marechal Tito e Estrada Dom João Nery

PRB Capital SP- Para você, qual a importância de se ter uma representação do partido presente em cada região da cidade de São Paulo?

EC – É muito importante, pois assim cria-se uma aproximação do partido com os munícipes. Percebendo que os problemas acontecem nos bairros, os representantes devem pegar essas demandas, através de ofícios, e encaminhar aos nossos parlamentares, além da participação no debate de projetos para melhorias na região.

Para a disputa das eleições é fundamental o partido ter base forte para buscar o apoio do povo, o PRB está no caminho certo em montar as bases nas 58 zonais da cidade, valorizando-as para que possam ter uma voz ativa. Assim estaremos preparados para a conquista.

PRB Capital SP- Como você analisa o atual cenário político na capital paulista?

EC – São Paulo é uma grande metrópole, mais de 11 milhões de pessoas, com um orçamento anual de 55 bilhões, e infelizmente o prefeito do PT não tem atendido as necessidades dos munícipes, principalmente nas áreas da saúde, educação, habitação e mobilidade urbana.

Os serviços estão precários, faltam projetos relevantes, planejamento estratégico, não dá para reinventar uma cidade sem planejamento, a marca deste prefeito é faixa de ônibus e ciclovia, reprovada pelas pesquisas de opinião pública, que além de ter feito a preços superfaturados, não atendeu as necessidades do povo.

Para governar esta cidade é preciso pessoas competentes, comprometidas na montagem de uma boa equipe, de secretários e subprefeitos, pessoas íntegras, não uma política à base de troca de cargos.

O que vemos é muita corrupção e desperdício de dinheiro público. A esperança dos paulistanos está no PRB, um partido que tem projetos para assumir a administração da cidade, através do nosso pré-candidato a prefeito Celso Russomanno e nossos vereadores. Vamos juntos construir uma cidade melhor.

PRB Capital SP – Em sua opinião, qual a representação que Itaim Paulista tem atualmente na cidade de São Paulo?

EC: O Itaim Paulista é um bairro tradicional, este ano comemoramos 405 anos. Com mais de 400 mil habitantes, estamos entre os 10 maiores comércios de rua da cidade, temos em construção dois grandes shoppings, fazemos fronteira com outros quatro municípios (Guarulhos, Itaquaquecetuba, Poá e Ferraz de Vasconcelos).

Como toda cidade, temos muitos desafios, principalmente em mobilidade urbana, equipamento de saúde, educação, esporte, lazer e cultura, infraestrutura urbana, sistema viário… Precisamos de representante que possa defender as melhorias na nossa região.

PRB Capital SP – Você é pré-candidato a vereador? Se sim, quais suas principais propostas para a capital paulista?

EC – Sim. Aceitei o convite do nosso presidente municipal, Dr. Aildo Rodrigues, para sair candidato a vereador pelo PRB. Sempre acreditei que se desenvolvermos as pessoas, desenvolveremos a cidade.

Temos 10 projetos, vou citar alguns:

  • A Economia Criativa, que já desenvolvemos aqui no Itaim Paulista, através do Núcleo de Desenvolvimento, queremos expandir para todo a cidade, através da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento;
  • Na educação, defendemos a escola integral e a informatização onde cada aluno receba um tablet, e em toda sala de aula tenha uma lousa digital. E que sejam acrescentadas na grade curricular matérias de Educação Cívica e Música, preparando as nossas crianças e jovens para o mundo em que vivemos;
  • Defendemos as descentralizações do poder, dando mais autonomia às subprefeituras;
  • Levar para a periferia mais equipamentos públicos e empresas, assim gerando mais emprego e renda;
  • Na saúde, além da contratação de mais profissionais e equipamentos, temos que investir em gestão, usar a tecnologia a nosso favor, defendemos a criação de um aplicativo para que os munícipes antes de saírem de casa saibam onde tem um médico que possa atender. Entre outros.

PRB Capital SP – Quais suas atividades além da atuação do partido? Quem é o Edson Coqueiro quando não está no PRB?

EC – Há 14 anos no ramo de alimentação, sou proprietário do Restaurante Duarte, faço parte da Diretoria da Associação do Empresário do Itaim Paulista (AEIP) e do Núcleo de Desenvolvimento Econômico e Social do Itaim Paulista e Curuçá.

No ano de 2012 criei o projeto de desenvolvimento ‘Itaim 2017’. Sempre trabalhei com o empreendedorismo e a geração de renda, pois acredito que através desses modelos podemos desenvolver a nossa cidade.

Gosto muito de estar com a família e amigos, mas ainda tiro um tempo para ministrar a Palavra de Deus. Faço um trabalho na Igreja Assembleia de Deus Casa Firme, sou Diácono e Coordenador do Ministério de Homens e do Ministério de Empreendedores Cristãos, dedico minha vida às pessoas.

Ascom – PRB São Paulo

Coqueiro em confraternização
Edson Coqueiro em confraternização

 

Compartilhe com amigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *