Contra a onda de mortes de jovens e adolescentes por conta do chamado Desafio da Baleia Azul e a série “13 Reasons Why”, o vereador Rinaldi Digilio (PRB) apresentou, na semana passada, o Projeto de Lei nº 267/2017, que propõe a criação do Plano Municipal de Prevenção ao Suicídio em São Paulo.
A proposta determina que a Secretaria Municipal da Saúde crie uma rede para a capacitação de seus profissionais com o objetivo de identificar e diagnosticar potenciais suicidas, além de oferecer alternativas de tratamento e promover a divulgação do problema para conscientizar a população.
“Por muito tempo, acreditou-se que falar sobre o tema incentivava as pessoas a cometerem suicídio. O tempo e os dados mostram que não, ainda mais na era da tecnologia, que afasta os jovens de suas famílias e do convívio social real, e o coloca em um mundo paralelo, permeado por más influências”, afirmou o vereador do PRB.
Segundo o boletim SP Demográfico, divulgado em 2016, a taxa de suicídios entre a população geral cresceu em 30% no Estado de São Paulo, na comparação entre o biênio de 2001/2002 e o de 2013/2014, passando de 4,3 por 100 mil habitantes para 5,6. O projeto prevê promoções de palestras de capacitação para profissionais de saúde, exposição de cartazes que mostrem sintomas e alertando sobre o diagnóstico, canais de atendimento para diagnosticados e atividades para conscientização.
“Precisamos quebrar esse tabu. Enquanto o Poder Público não instruir e atender corretamente os cidadãos nesse tipo de caso, elas buscarão informações em locais nada confiáveis ou pior, na ignorância, serão levados a cometerem o suicídio porque foram desafiados ou viram em uma série”, disse o vereador.
Texto e fotos: Ascom – Câmara Municipal de São Paulo
Edição: Agência PRB Nacional