O debate sobre o aumento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) na cidade de São Paulo, que esse ano, em alguns casos chegou a 50%, segue quente na câmara. Ontem (27), durante audiência pública no Auditório Prestes Maia, o Vereador Atílio Francisco (PRB), destacou que a população paulistana não pode ser penalizada mais uma vez com a elevação do tributo.
“O reajuste para alguns moradores foi absurdo, os moradores querem taxas e impostos justos, compatíveis aos serviços públicos de infraestrutura que lhe são oferecidos”, falou o Vereador Atílio, que integra a Comissão Permanente de Finanças e Orçamentos.
Além dos vereadores integrantes da Comissão de Finanças, participaram da discussão membros das comissões de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente; e de Administração Pública.
A audiência contou também com a presença do Secretário Municipal da Fazenda, Philippe Duchateau, que comentou o limite de reajuste do IPTU e os critérios utilizados para a definição dos valores cobrados em 2019.
Durante o encontro, Atílio falou sobre o Projeto de Lei que irá apresentar na casa legislativa propondo a redução do IPTU para moradores que possuem residência em ruas que não contam com infraestrutura. “Estou compondo um projeto que tem o objetivo de beneficiar a população que tem sua rua esburacada. A ideia é que um morador que vive nessa situação faça uma notificação a prefeitura para corrigir aquele buraco, e se o problema não for corrigido em até 60 dias o Governo terá que dar um desconto de 10% sobre o valor do IPTU”.
Texto: Juscelino Pereira Jr – Ascom – PRB SP
Foto: Alex Santana