São Paulo (SP) – Aconteceu ontem (24), na Câmara Municipal de São Paulo, mais um encontro do ciclo de palestras sobre a saúde do homem promovido pelo líder do Partido Republicano Brasileiro na casa, vereador André Santos. O tema escolhido para o mês de abril foi “Como cuidar bem do coração e prevenir o infarto”.
A iniciativa do vereador surgiu dos dados alarmantes sobre as mortes causadas pelas doenças cardiovasculares. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), as Doenças Cardiovasculares (DCV) são a principal causa de morte no mundo. No ano passado, 17 milhões de pessoas foram vítimas de problemas coronarianos, como ataques cardíacos e derrames. No Brasil, 300 mil pessoas sofrem infartos todos os anos; em 30% dos casos o ataque cardíaco é fatal.
Para o líder do PRB, esse tipo de evento é fundamental para convencer a população a adotar medidas preventivas para começar a mudar esses dados “É preciso tratar antes, algo que mais tarde vai trazer consequências ruins para cada um deles. Até por causa das estatísticas é que nós estamos mais uma vez realizando essas palestras. Hoje já não é mais um tabu o cuidado da saúde do homem, como já foi um dia. Hoje com avanço da tecnologia, das comunicações, e até mesmo da medicina, os homens já estão vendo que se querem ter uma vida melhor na velhice, precisam se cuidar agora”, disse o vereador.
Para o encontro, o vereador André Santos convidou o cardiologista do hospital Moriah, Dr. Leandro Echenique que chamou atenção para os sinais das doenças do coração. “Um paciente com dor no peito, com suspeita de infarto, quanto antes ele chegar no hospital e for identificado que o problema é de origem cardíaca, maior a chance de sucesso no tratamento e menor a possibilidade de ficar uma sequela no futuro”, alertou o médico.
Texto: David Carvalho – Ascom Vereador André Santos
Fotos: Erik Teixeira