O deputado federal e pré-candidato a prefeito, Celso Russomanno (PRB-SP), participou durante 11 dias de missão oficial no Japão como convidado especial do programa “Juntos – Intercâmbio Japão, América Latina e Caribe”. O encontro promovido pelo governo japonês teve como objetivo aprofundar o debate sobre as relações entre os países e apresentar o contexto atual do Japão. Atualmente, cerca de 170 mil brasileiros vivem em território nipônico.
“Foi uma oportunidade gratificante. Participamos de encontros, conferências e debates onde pude conhecer o funcionamento das cidades. Estou voltando repleto de boas ideias, principalmente no que diz respeito à administração pública das cidades, que, diga-se de passagem, no Japão, têm excelente organização”, constatou Russomanno.
Segundo ele, a questão da mobilidade urbana e da reciclagem de lixo são exemplos que devem servir de inspiração para todos os países. “Visitamos a instalação de reciclagem de resíduos na Província de Saitama e fiquei encantado com a eficiência que os japoneses lidam com a questão do lixo. A rapidez e a pontualidade do traslado de Tóquio para Hiroshima de Trem-Bala também impressiona”, relatou o deputado.
A comitiva brasileira visitou Hiroshima que, junto com Nagasaki, foi uma das primeiras cidades do mundo a sofrer o ataque de armas nucleares, no fim da Segunda Guerra Mundial, em agosto de 1945. Russomanno relatou o infortúnio que devastou a cidade. “Não sobrou absolutamente nada. No raio de um quilometro todas as pessoas faleceram. Não estamos falando apenas da destruição momentânea, mas da que vem acontecendo há mais de 70 anos e não se sabe dizer por quantos anos ainda fará vítimas. Até o ano passado, 300 mil pessoas morreram de câncer, em virtude dos efeitos imensuráveis da bomba atômica e da radioatividade”, lamentou o deputado.
A agenda cumprida pelo parlamentar incluiu, ainda, encontros no Ministério das Relações Exteriores com o embaixador do Brasil no Japão, André Corrêa do Lago, visita de Cortesia ao Presidente da Câmara dos Conselheiros, encontro com a Liga Parlamentar de Amizade Japão/ Brasil e com o Príncipe e a Princesa Akishino.
Por fim, o republicano informou que quer se aprofundar nas relações consumeristas envolvendo o serviço público no Japão e no modelo de policiamento comunitário adotado naquele país. “Estou aguardando a legislação deles para estudar em detalhes. Também pretendo conhecer melhor o sistema de policiamento comunitário, que se baseia na relação de confiança entre o cidadão e o policial e tem diminuído os índices de criminalidade”, acrescentou o parlamentar.
Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Cedida