A cinco meses das eleições municipais, o deputado federal Celso Russomanno (PRB) desponta como líder isolado na corrida pela Prefeitura de São Paulo em 2016. É o que aponta a pesquisa do Instituto Paraná, divulgada nesta quinta-feira (5/5). Russomanno marca 32,6% das intenções de votos com mais do que o dobro da segunda colocada, a ex-prefeita e senadora Marta Suplicy (PMDB), com 12,9%.
No terceiro lugar, aparece o atual prefeito, Fernando Haddad (PT), com 11,1%. Pelo levantamento do Instituto, o petista é o mais rejeitado entre os paulistanos: 35,4% afirmaram que não votariam nele de “jeito nenhum”.
Em quarto lugar aparece a também ex-prefeita Luiza Erundina (PSOL), com 6,6%, seguida do candidato do PSDB, João Dória Jr. Com 4%. O vereador Andrea Matarazzo (PSD) tem 3,7%. O pastor Marco Feliciano soma 3,1% das intenções de voto.
A pesquisa ouviu 1.204 eleitores em toda a cidade de São Paulo entre os dias 30 de abril e 4 de maio. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº SP-01799/2016.
Pesquisa anterior
Em pesquisa divulgada no dia 28 de dezembro, Russomanno obteve o primeiro lugar na preferência do eleitorado paulistano com 36,1%, a frente dos demais pré-candidatos.
O republicano, também apareceu como líder isolado em pesquisa do Instituto Datafolha, de novembro de 2015, com 34% das intenções de voto em duas simulações, espontânea e estimulada. Na época foram ouvidas 1.092 pessoas entre os dias 28 e 29 de outubro. A margem de erro foi de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Texto e foto: Agência PRB Nacional de Notícias, com informações do Jornal Opção