Nascido em Pernambuco e morador de São Paulo há quase 30 anos, a atuação cidadã de Laucimar Vasconcelos vai muito além do cumprimento dos seus direitos e deveres. Sua militância está em politizar os moradores do seu bairro e envolvê-los em ações e decisões de melhoria para sua região, Cidade Tiradentes, localizada na zona leste de São Paulo.
Filiado ao PRB desde 2010, Vasconcelos tomou iniciativas para oferecer maior aproximação entre a população e o diretório político do partido. Para conhecer quais os projetos e como atua o PRB nos bairros da cidade de São Paulo, o site do PRB SP Capital vai publicar semanalmente entrevistas com os presidentes das zonais do município. Nesta entrevista de estreia, o presidente da zonal de Cidade Tiradentes fala sobre seus ideais e suas expectativas com relação às eleições de 2016. Confira abaixo:
PRB Capital SP: Como você analisa o atual cenário político em São Paulo?
Laucimar Vasconcelos: Hoje, o PT tem 10 vereadores na capital. Portanto, o atual prefeito conta com eles em apoio direto na sua gestão. Por conta disso, ele tem que lotear os órgãos públicos e dividir a cidade com os demais vereadores de partidos diversos para que, assim, se faça a administração da cidade. É assim que os gastos aumentam e que não se cumpre o que foi prometido. E é o munícipe quem perde. Postos de saúde e hospitais são sucateados, demandas na educação não são atendidas e metas não são alcançadas. Os transportes são mal fiscalizados e a GCM tem um comando mal distribuído. Analise-se esse contexto e chega-se a essa rejeição da administração do Fernando Haddad. Segundo o Datafolha, 49% dos paulistanos considera sua gestão ruim ou péssima. Caso as eleições fossem hoje, ele não iria para o segundo turno.
PRBSP: E como os moradores de Cidade Tiradentes, bairro onde você reside, se expressa sobre a atual administração?
LV: No bairro de Cidade Tiradentes esse descontentamento dos moradores e eleitores com a administração atual é clara e direta. Quando se fala de política, logo respondem: “faltam médicos”, “faltam vagas em creches”, “as praças estão abandonadas e cheias de mato”, “terrenos e áreas verdes estão invadidos”… e concluem, “vamos votar no Russomano”.
PRB SP: Sendo assim, qual sua expectativa para as eleições de 2016?
LV: Este ano será de grande importância. É uma oportunidade para que os eleitores possam repensar e perceberem que deram ouvidos ao candidato errado nas eleições de 2012. E que, agora, é o momento de acreditarem na proposta do PRB. Com Celso Russomano na prefeitura, a situação da cidade de São Paulo será diferente. E mais do que isso, com essa confiança do povo, podemos eleger mais de 15 vereadores do nosso partido. Também tenho a expectativa de dobrar o número de filiados em minha região. Muitos eleitores residem em Tiradentes, mas votam em outro bairro. Incentivo que transfiram o título eleitoral para o bairro onde moram. Assim você aumenta a representatividade política da região, gerando mais investimentos nas diferentes demandas de infraestrutura.
PRB SP: Qual a importância de se ter uma representação do partido presente em cada bairro da cidade de São Paulo? E qual a relevância dessas ações para as eleições de 2016?
LV: São muitas as importâncias. Eu apresento os ideais do partido através do nosso estatuto, fiscalizo órgãos públicos e faço demandas dos moradores aos locais responsáveis, por exemplo, em setores da subprefeitura. Realizo reuniões com lideranças comunitárias e com representantes de associações em busca de melhorias para os habitantes e o bairro. Para 2016, tenho a missão de preparar as pessoas que desejam ser representantes da sociedade por meio de cargo eletivos; transformar eleitores passivos em ativos, participantes e exigentes, para, juntos com seus eleitos, melhorar cada vez mais as ações do bairro. Para isso, planejo trazer os cursos de política oferecidos pela FRB – Fundação Republicana Brasileira para o meu bairro. Também promovo ações sociais em parceria com empresários e comerciantes da região, como a GEIC CT (Associação Grupo Empreendedor Individual Comércio Cidade Tiradentes) e o Ademir Ferreira, da Cohab Teotônio Vilela. Em um dos projetos, o Sessão Favela, levamos cinema, pipoca e refrigerante gratuitamente para crianças e adolescentes de favelas e periferia do bairro.
PRB SP: Quem é Laucimar Vasconcelos e como foi o início da sua trajetória na política e no PRB?
LV: Sou o Sebastião Laucimar de Vasconcelos, nascido em 31 de maio de 1974, casado, tenho um filho e uma filha. Sou estudante de ciências sociais e jornalismo. Trabalho com locução de rádio e televisão, auxiliar de produção de programas de televisão, ator e apresentador de eventos em geral. Estou a frente da Associação Grupo Empreender Comércio Cidade Tiradentes, na zona leste de São Paulo. Atuo em campanhas políticas desde 1989. Já atuei em órgãos como a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social de São Paulo e a Câmara dos Deputados, como Secretário Parlamentar. Em 2010, colaborei com a campanha do Celso Russomano e do deputado estadual Jorge Wilson. Sabendo que o Russomano se filiaria ao PRB, decidi acompanhar uma vez que, com a filiação, viriam também novas ações e novos desafios. Ao perceber que a maioria dos partidos políticos não mantêm suas portas abertas à população, principalmente nas periferias, eu colocava uma mesa de camelô nas ruas e ali conversava com as pessoas. Em 2013, decidi montar a sede do diretório da zona leste, mas não deu certo. Não desisti. Em maio do mesmo ano, comecei a construir um salão no prédio onde moro. Em fevereiro de 2015 houve a inauguração e desde então realizo, junto ao PRB, todas as ações já mencionadas. Ser republicano é isso, gostar de pessoas e estar sempre próximo delas. É arregaçar as mangas, não ficar de braços cruzados e trabalhar por cada cidadão do nosso bairro e da nossa cidade.
Texto: Fábia Zuanetti – Coord. Ascom PRB/SP
Foto: Alison Freitas
Seu bairro no PRB Capital São Paulo
Quer ver as realizações do partido em seu bairro publicadas no Site PRB Capital SP? A equipe do PRB SP disponibiliza contato direto para receber conteúdos (textos e fotos). Nos ajude a registrar os acontecimentos de todas as zonais da cidade! Envie para comunicacao.prb10sp@gmail.com.