São Paulo (SP) – Em um momento em que os bancos de sangue são afetados pela pandemia do coronavírus e o isolamento social, campanhas de doação de sangue realizadas de maneira consciente e organizadas acabam auxiliando em ações em prol da vida humana. E foi com esse objetivo que cerca de 25 jovens de São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo, promoveram uma campanha para ajudar o ponto de coleta do Hospital Municipal do Tatuapé.
Integrantes do movimento ‘Jovens Republicanos’, homens e mulheres se reuniram na manhã do último sábado (02) para enfatizar a importância de contribuir com outras pessoas. Nesse caso, contribuir com a saúde do próximo.
Para José Henrique, responsável pela organização da campanha de doação de sangue, o ato representa uma “iniciativa de amor e solidariedade”. Henrique ainda lembra que outras doenças também precisam da reserva dos bancos de sangue. “Não podemos esquecer que outros tipos de doenças ainda estão afetando a vida das pessoas. O câncer, por exemplo, mata anualmente 8,8 milhões de pessoas, enquanto a tuberculose cerca de 1,5 milhão. Por conta disso a importância da doação de sangue”, explica o voluntário.
Já para o secretário municipal do movimento ‘Jovens Republicanos’, Fabio Cruz, promover essa campanha representa um ato pela sociedade. “A frase ‘Juntos somos mais fortes’ provavelmente você já ouviu. E hoje, mais uma vez, ela fez todo sentido para mim”, disse Fabio.
A convite do grupo, a doadora Elaine Santos explica que por “estar com saúde, se sentiu com vontade [de fazer parte da campanha]”, e ainda reiterou seu compromisso pelo gesto. “Eu vou continuar, vou pegar a minha carteirinha e a cada três meses vou ser doadora de sangue”, afirmou Elaine.
A coordenadora zonal do Republicanos Capital SP na região leste, Angela Melo, também participou da ação. “Com este gesto vamos conseguir ajudar mais de 125 pessoas necessitadas nos bancos de sangue”, conclui Angela.
Texto: Flávio Ribeiro/ASCOM Republicanos Capital SP
Fotos: Arquivo Pessoal