São Paulo (SP) – Realizada na noite da última terça-feira (26), a transmissão ao vivo do Republicanos Capital SP com o presidente municipal, Marcos de Alcântara, alcançou números surpreendentes. A live foi acompanhada simultaneamente por mais de 900 internautas, reuniu mais de 9,4 mil comentários e alcançou cerca de 14 mil pessoas dentro do Facebook até a tarde desta quarta-feira.
Sob o tema “São Paulo, as eleições 2020, a pandemia e o Republicanos”, esta foi a primeira live aberta do Republicanos Capital SP neste ano, e teve como objetivo reforçar a comunicação com pré-candidatos, zonais, coordenadores, militantes e simpatizantes do Republicanos durante esse período de pandemia, momento em que os eventos presenciais estão interrompidos.
Durante a transmissão, o presidente Marcos de Alcântara enfatizou que é preciso balancear os cuidados em relação ao coronavírus e realizar os trabalhos necessários de maneira responsável, de uma forma que nem um e nem o outro sejam negligenciados. “Se você pode fazer o seu trabalho de casa e atender às recomendações das autoridades, então fique em casa, porque tem pessoas que precisam estar nas ruas, e elas podem ser prejudicadas com o volume [alto] de pessoas nesses lugares”, reforçou Marcos de Alcântara.
O presidente municipal lembrou que é possível continuar os trabalhos partidários sem sair de casa, através de ferramentas de videoconferências e o R10 Web, plataforma de relacionamento político do Republicanos Capital SP, que atingiu nesta semana mais de 10 mil usuários.
A live também serviu para alertar sobre a necessidade de falar sobre a política, pois ainda que a pandemia tenha alterado a vida das pessoas e interrompido outros assuntos, as eleições de 2020 seguem mantidas. E as pessoas não podem chegar ao pleito sem saberem em quem estão votando ou deixando de votar.
“Existe um discurso demagogo de alguns políticos e partidos que dizem para não falarmos de eleição agora, mas nos bastidores a política está sendo dita. E ela precisa ser dita. Nós precisamos falar da política, pois as eleições estão se aproximando. Se não houver alteração na data, nós estamos a quatro meses de uma eleição para decidir quem será o próximo prefeito e quem serão os vereadores eleitos. E nós temos visto alguns políticos não querendo tocar nesse assunto, mas não podemos deixar um problema trazer outro problema. Nós estamos vivendo uma séria crise de saúde, que está causando uma séria crise econômica, que também causou uma séria crise política. E aí as pessoas esquecem desse tema, não se importam com quem será o candidato em que vão votar, não debatem, e de repente a eleição chega da noite para o dia, em um piscar de olhos. E aí você se vê tendo que votar em alguém ou até mesmo desistindo de votar. E isso não vai impedir que as pessoas sejam eleitas. Quem vai ser eleito? Quem vai cuidar da sua zonal, do seu bairro, da sua rua, da sua cidade?”, questionou o presidente municipal.
Perspectivas para a eleição
A transmissão ao vivo abordou ainda sobre os cenários eleitorais avaliados pelo Republicanos em São Paulo, especialmente aqueles envolvendo os nomes dos deputados federais Celso Russomanno e Marco Feliciano e do atual prefeito Bruno Covas.
“Nós temos alguns soldados aptos para serem candidatos a prefeito aqui na capital, como o Celso Russomanno, que tem ficado em primeiro lugar nas pesquisas. Temos o Marco Feliciano, que se filiou agora ao nosso partido e que também pode ajudar muito. Nós temos nomes de pessoas que podem compor o Executivo aqui da capital de São Paulo. Temos ajudado e queremos ajudar cada vez mais o atual prefeito Bruno Covas, que está em um momento difícil em meio à pandemia”, disse o presidente, que citou as autoridades que já participam da governabilidade paulistana, como o secretário de Habitação, João Farias, e o superintendente do Serviço Funerário, Thiago Dias, além dos próprios vereadores.
Agradecimentos
Como reconhecimento ao número expressivo de participantes durante a transmissão, o presidente Marcos de Alcântara agradeceu a todos e todas por acompanharem a live, especialmente por ela ser de um partido político e ter envolvido tantas pessoas.
Para assistir a transmissão na íntegra ou revê-la, basta acionar o player abaixo e posicionar a barra de reprodução no minuto 10, momento em que a live começa.
Texto: Flávio Ribeiro/ASCOM Republicanos Capital SP
Fotos: Erik Teixeira/ASCOM Republicanos Capital SP