Foi aprovado, em 06 de abril o projeto de lei 51/2015 que trará mais segurança para a família paulistana, resgatando os valores de proteção, ampliando a segurança e reduzindo os índices de acidentes por trânsito.
Estima-se que 50% das vítimas do trânsito no Município de São Paulo são pedestres. Seja por carência de informação sobre a importância do respeito aos direitos dos pedestres, ou pela falta de sinalização apropriada e equipamentos semafóricos mais seguros, a sua vulnerabilidade no trânsito é do conhecimento de todos.
Foi visando estas questões que o vereador Atílio Francisco (PRB), apresentou este projeto de lei no Plenário da Câmara Municipal de São Paulo, que tem como objetivo equipar os semáforos do município.
Eles serão equipados com dispositivos de contagem regressiva de tempo e com sinalizador sonoro progressivo de alerta de mudança de sinal, destinado à orientação de deficientes visuais. O tempo para a travessia dos pedestres será proporcional à largura do logradouro/via pública e ao número de pistas, observando as demais particularidades de cada via ou cruzamento, de modo a permitir a travessia segura do pedestre.
Os semáforos ‘inteligentes’ serão progressivamente substituídos ou instalados, priorizando pontos de maior periculosidade de travessia, segundo os índices estatísticos de acidentes de atropelamento de pedestres, e aos pontos próximos de hospitais, escolas e universidades. O cronograma de instalação e substituição dos semáforos será divulgado pelos meios oficiais de comunicação.
Texto: Evelyn Rachid – Ascom Vereador Atílio Francisco
Foto: Ascom Atílio Francisco