São Paulo (SP) – O vereador Zé Turin (Republicanos/SP) protocolou na Câmara Municipal de São Paulo o Projeto de Lei 335/2020, instruindo normas de Controle da Propagação do COVID-19 (Coronavírus), pedindo a reabertura progressiva do comércio e garantindo a segurança de higiene sanitária aos estabelecimentos e consumidores. O PL teve sua co-autoria aberta em sessão plenária nesta quarta-feira, 3. Turin foi o primeiro vereador da casa a protocolar medidas protetivas e pedindo a reabertura do comércio, sendo o principal debatedor sobre o tema nas sessões realizadas durante o período de quarentena.
Com a crise econômica causada pelo enfrentamento ao coronavírus na cidade de São Paulo, muitos comerciantes anunciaram o fechamento de suas empresas, assim como a demissão de seus funcionários. Com o comércio fechado e a reabertura lenta decretada pelo Governador, outros empresários acreditam correrem risco de não conseguirem reabrir suas portas, gerando mais desemprego para a capital paulista.
O PL 335/2020 traz uma sequência de normas e exigências de segurança de higiene sanitária estabelecidas para autorizar a reabertura do comércio na cidade e, assim, evitar maiores aglomerações nos estabelecimentos já em funcionamento. Além disso, o projeto prevê um monitoramento da evolução da epidemia de COVID-19 com avaliação da Secretaria Municipal da Saúde, que receberá a cada 48 horas informações de todos os hospitais públicos e privados do município.
“É um absurdo o que tá acontecendo com o comércio da nossa cidade”, reclamou o vereador Zé Turin. “Grande parte do comércio considerado essencial está aproveitando o pequeno e médio comércio fechado para venderem produtos que não são de extrema necessidade. Assim, eles faturam muito mais, enquanto os demais começam a quebrar. O desemprego, que já não era pequeno, vai dobrar desse jeito. Eu não vou permitir isso”, avisou ele. Outra questão defendida pelo vereador é o excesso de pessoas em grandes lojas nos dias de hoje, causado pela falta de opções de comércios, podendo aumentar o número de infectados pelo vírus.
Texto e foto: ASCOM Zé Turin