O encontro promovido pelo líder do Partido Republicano Brasileiro (PRB) na casa, vereador André Santos, aconteceu na Câmara Municipal de São Paulo, ontem (24), e contou com a presença do urologista e secretário de relações sociais, Dr. Milton Flávio que destacou a importância do exame e os avanços da medicina no tratamento da doença.
“Nos últimos vinte anos passamos a ter alternativas melhores para os homens, tanto em relação ao tratamento quanto ao pós-operatório de uma cirurgia de câncer de próstata”, disse o doutor.
O urologista defendeu o exame de toque como o mais eficaz no rastreamento da doença e pediu para os participantes vencerem a barreira do preconceito. “Apesar do exame de PSA ser bastante usado para identificar o câncer de próstata, precisa estar associado ao exame de toque”, concluiu Dr. Milton Flávio.
O ator Alexandre Frota também esteve presente para falar sobre um assunto que ganhou muito espaço na mídia nos últimos dias: a prótese peniana. O ator alertou para um dado preocupante: “Cerca de 40% dos homens são propensos a sofrer de impotência, mas o machismo e o preconceito impendem que essas pessoas tenham o conhecimento necessário do que devem fazer”.
Para o jornalista Felipe Campos, os homens devem ser instruídos a se consultar com urologista desde a adolescência, assim como as mulheres fazem com os ginecologistas. Felipe foi diagnosticado com um tumor no testículo aos 28 anos de idade. “Fui curado depois de fazer radioterapia e quimioterapia, mas com isso percebi que nunca tinha ido ao urologista por uma questão cultural. Não somos ensinados a fazer exames preventivos, ainda mais na adolescência”.
O evento contou ainda com a participação do advogado Dr. Ricardo Martins; o esteticista Thiago Cestonari; o radialista Ricardo Tofanelo e o cantor Matheus Herriez.
Para o vereador André Santos, o evento deu luz a muitos assuntos que ainda são tabus e precisam ser falados. “Conseguimos conscientizar os homens presentes sobre os cuidados com a saúde. Sei que todos saíram daqui mais comprometidos com a própria vida”, finalizou o parlamentar.
Fonte: Ascom Vereador André Santos