São Paulo (SP) – Com a participação de centenas de pessoas e um recorde de mais de 19 mil comentários, a transmissão ao vivo realizada pelo Republicanos Capital SP na última sexta-feira (10), através do Facebook, foi um sucesso. Apresentada pelo presidente municipal, Marcos de Alcântara, a live contou também com a presença dos secretários de movimentos republicanos, Zuleika Ferreira, Vagner Rosa e Fabio Cruz, além do republicano e especialista em sustentabilidade Alessandro Azzoni.

Transmitida semanas após a confirmação do adiamento das eleições de 2020, a terceira live do Republicanos Capital SP é marcada pelo início da corrida para o pleito municipal, que será realizado nos dias 15 e 29 de novembro (1º e 2º turnos). “Agora sim foram iniciadas todas as movimentações políticas, embora muitos partidos e muitos políticos ainda neguem a importância em se falar de eleição nesse momento”, disse Marcos de Alcântara, reforçando que conscientizar as pessoas sobre a política é um modo de defender a democracia.

Seguindo os novos prazos eleitorais, o presidente municipal citou que a proposta é de que a convenção partidária ocorra em 10 de setembro. A data deve ser confirmada em breve e, de forma transparente, será comunicada para todos os republicanos e republicanas. “Nós precisamos fazer com que toda a população esteja ciente do processo eleitoral. Nós precisamos esclarecer as pessoas. Esta é a política que nós, do Republicanos, queremos fazer, a política do bem, da verdade e da transparência”, completou o presidente.

Candidatura para a Prefeitura

Uma das vitrines do modo republicano de se trabalhar, o atual deputado federal Celso Russomanno foi lembrado durante a transmissão como o “soldado republicano” para a Prefeitura de São Paulo. Embora ainda não tenha sua candidatura confirmada, conforme ressalta o presidente Marcos de Alcântara, o deputado Celso Russomanno tem se firmado desde as primeiras pesquisas como o principal concorrente diante do atual prefeito de São Paulo.

“Ele [Russomanno] é o nosso soldado. Ele ainda não lançou sua candidatura, e está em empate técnico com o prefeito da cidade que vem para a reeleição. Isso é muito forte, é um indício muito grande. É uma campanha que está muito aberta e com cenário favorável aos Republicanos”, celebrou Marcos de Alcântara, que também enfatizou que o Republicanos tem como objetivo ter participação ativa e ser fator predominante na eleição para prefeito de São Paulo, devido ao tamanho e força da legenda.

“Em breve teremos uma nova reunião com o Celso Russomanno e vamos passar para ele a ideia que temos. E tão pronto tivermos uma nova definição, iremos anunciar em uma nova live e nas nossas redes sociais”, completou.

Trabalho dos movimentos republicanos

Peças-chave para o desenvolvimento das políticas públicas criadas pelo Republicanos, os movimentos Mulheres Republicanas, Igualdade Racial e Jovens Republicanos foram destaques durante a transmissão. A secretária Zuleika Ferreira e os secretários Vagner Rosa e Fabio Cruz abordaram sobre como as militâncias têm atuado na capital paulista.

Presidente Marcos de Alcântara e secretária Zuleika Ferreira

Conforme apontou a secretária do Mulheres Republicanas, Zuleika Ferreira, embora as mulheres possuam barreiras para adentrar à política, devido aos seus multipapeis como mães, esposas, donas de casas e trabalhadoras, o fruto dessa inserção surge a partir da conscientização. “Felizmente fizemos um trabalho de formiguinha e conseguimos ter perto de nós grandes mulheres, que possuem vontade de participar, de alcançar a emancipação, com o desejo de se envolver na política e ter a responsabilidade de levar à outras mulheres, que estão distantes, a necessidade de se fazer presente na política”, ressaltou Zuleika.

Da esq. p/ dir.: Secretário Vagner Rosa e presidente Marcos de Alcântara

O secretário municipal do Igualdade Racial, Vagner Rosa, esclareceu que o movimento tem atuado através da confiança entre o grupo. “O movimento reforça a preocupação que nós temos com as pessoas. E esse posicionamento é uma das coisas que nos motiva a fazer política aqui no Republicanos. Nosso objetivo é eleger um representante do Igualdade Racial na capital paulista. Nós queremos aquele [candidato] que tenha um compromisso de estimular a realização de programas, de ações afirmativas, de valorização da diversidade étnico-racial”, afirmou Vagner.

Já o secretário municipal do Jovens Republicanos, Fabio Cruz, afirmou que o processo para escolher uma jovem para representar a legenda está sendo pautado “com transparência e verdade”. De acordo com Fabio, o coordenação está “conversando, verificando as políticas públicas que eles sugerem, e também [observando] aqueles que estão frequentando as reuniões, porque isso é de suma importância. Frequentar e respirar o partido. Nosso objetivo é colher o máximo de informações para fazer uma pauta específica do Jovens Republicanos da capital”, ressaltou o secretário.

Secretário Fabio Cruz durante conversa com o presidente

Sustentabilidade no Republicanos

O presidente Marcos de Alcântara anunciou também que o republicano e especialista em Direito Ambiental, Alessandro Azzoni, ajudará a introduzir o futuro movimento de Sustentabilidade do Republicanos Capital SP. 

“Sustentabilidade para a cidade de São Paulo é fundamental. Quando a gente pensa no trânsito, na poluição, na mobilidade urbana, nos parques, nos rios extremamente poluídos, em como a cidade de São Paulo cresceu e como isso agrediu o meio ambiente, a política de sustentabilidade passa a ser primordial”, enfatizou Marcos de Alcântara.

Alessandro Azzoni citou que o Republicanos “é um dos poucos partidos que pensam em introduzir essa versão de cidade, trazendo a sustentabilidade para dentro da política” e se disse “contente de fazer parte desse grupo”.

Alessandro Azzoni durante live

Texto: Flávio Ribeiro/ASCOM Republicanos Capital SP

Fotos: Erik Teixeira e Wesley Ribeiro/ASCOM Republicanos SP

One thought on “Live marca início da corrida eleitoral e celebra cenário favorável ao Republicanos em SP

  1. IARA DIAS DA ROCHA says:

    parabéns para todos nós que somos Republicanos ,tenho muito prazer em fazer parte desse grupo ,que defende a política do bem ,e ao meu coordenador SIDNEY CASTRO pelo apoio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This