São Paulo (SP) – O Republicanos Capital SP inicia uma série de reportagens com a missão de demonstrar como coordenadores e presidentes zonais, espalhados por toda a cidade de São Paulo, têm atuado para melhorar suas regiões, especialmente aquelas que mais precisam do poder público. No primeiro material desta série, apresentamos a zonal norte, coordenada pela republicana Iva Silva.

Responsável por englobar regiões como Casa Verde, Jaçanã, Lauzane Paulista, Santana, Tucuruvi, Vila Maria e Vila Sabrina, a equipe que compõe a zonal norte possui como um dos principais objetivos entender as necessidades dos mais de um milhão de eleitores da região e auxiliar na construção de políticas públicas adequadas. Nesse sentido, o time de sete presidentes zonais é composto por mulheres e homens que vivem nessas regiões e, assim, possuem uma melhor visão sobre as necessidades de cada bairro, esquina ou até mesmo uma rua.

Como explica a coordenadora Iva Silva, moradora da zona norte há mais 30 anos, o trabalho que é desempenhado pelo Republicanos Capital SP na região muitas vezes auxilia não somente na resolução de problemas mais complexos, mas ajuda também na conscientização das pessoas sobre como lutar por seus direitos. “Alguns problemas podem ser resolvidos com informações simples. É claro que existem casos de demandas que exigem o auxílio de um vereador, mas outras você consegue resolver através do 156. Você ligando na Central a Prefeitura te atende, e se não atender, nós ajudamos a cobrar”, explica Iva.

Entre as conquistas realizadas com o auxílio dos zonais está a resolução de problemas com boca de lobo, ajustes em farol para melhoria do tráfego local, entre outras demandas.

Um trabalho como esse tem obtido sucesso também graças a união de pessoas como Adriana Torres, Luiz Carlos, Marli Indalecio, Michel Teodoro, Paulina Silva, Renato Alcântara e Tatiane Moreno. Junto com a coordenadora Iva e integrantes das comissões provisórias, são esses presidentes zonais que depositam sua confiança no Republicanos Capital SP e fazem da equipe na capital “um só corpo”, como recorrentemente diz o presidente municipal, Marcos de Alcântara.

E para entender o que motiva cada um desses cidadãos a fazerem parte da equipe regional, nada mais importante do que ouvir as palavras dos próprios coordenadores e presidentes zonais. Assista ao vídeo abaixo.

A força das mulheres

O Republicanos Capital SP tem defendido cada vez mais a presença das mulheres na política, tanto por meio de movimentos como o Mulheres Republicanas, como através de debates que convocam mulheres que ainda não estão inseridas no time republicano.

Um exemplo de como as mulheres têm ocupado os espaços políticos pode ser percebido através da própria equipe da região norte. Das mais de 40 pessoas que compõem o grupo, a maior parte delas são mulheres.

Para a coordenadora Iva Silva, a participação das mulheres é importante “pois a mulher enxerga [as questões] de uma forma diferente”, explica Iva, que ainda cita o projeto de microcrédito para o público feminino, como proposta de dar autonomia às mulheres, especialmente aquelas que vivem em alguma situação de vulnerabilidade.

Texto: Flávio Ribeiro/ASCOM Republicanos Capital SP

Fotos e vídeo: Wesley Ribeiro/ASCOM Republicanos SP

One thought on “Republicanos na zona norte: motivação da equipe e a força das mulheres

  1. IVONE RIBEIRO DE OLIVEIRA says:

    #IvoneRibeiro, moro na zona Sul, Alguns desses zonais nem sabia que existiam, Nossa nosso Partido é muito grande, São Paulo é muito grande não é mesmo? Deveríamos ter bem mais de 10 vereadores(as)
    Visitem minha página no facebook, estou falando dos bairros da nossa querida Cidade,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This