São Paulo (SP) – O republicano e ex-superintendente do Serviço Funerário Municipal de São Paulo (SFMSP), Thiago Dias, fez um balanço positivo sobre as principais ações que tornaram o SFMSP em uma das autarquias mais transparentes e eficientes da cidade nos últimos dois anos, período em que esteve no comando do serviço. Responsável por implantar o primeiro cemitério vertical público da capital, Thiago Dias considera que deixou um legado, apresentando “resultados permanentes, duradouros e que refletem em uma prestação de serviços excelente”.

Autarquia da administração indireta da Prefeitura de São Paulo e que será extinta gradualmente, por conta da sanção da Lei 749/19, o Serviço Funerário foi reconhecido pela Controladoria Geral do Município (CGM) como um dos serviços mais íntegros entre 76 órgãos, entidades e instituições do governo municipal no último mês de junho. No Índice de Transparência Ativa (ITA) mais recente publicado pela Controladoria, o Serviço Funerário subiu mais três posições no ranking, em relação ao índice de Dezembro de 2019, ficando em 4º lugar.

Para Thiago Dias, o resultado do ranking surge para “coroar” a sua gestão à frente do Serviço Funerário de São Paulo, que também passou a atuar de maneira mais humana com as famílias. “Posso falar que deixei ao Serviço Funerário um legado de conquistas, evoluções e resultados eficientes. A sociedade passou a conhecer a importância e o valor do Serviço e seus funcionários”, afirmou.

Entre os investimentos realizados durante a gestão de Thiago Dias estão a expansão no número de agências funerárias e reforma daquelas que já existiam, aquisição de novos carros para o translado de corpos, contratação de novos coveiros, licitação para novas mini-retroescavadeiras, adaptação de salas e necrópoles, além de parceria com a Guarda Civil, que auxilia na segurança dos cemitérios e dos itens das famílias. “Parcerias foram realizadas, houve aproximação do setor público com as entidades privadas que atuam no ramo, trazendo uma nova perspectiva de gestão pública”, acrescenta Thiago.

Inovação no serviço público

Ao estar na linha de frente nesse momento de pandemia, Thiago Dias apontou em outras ocasiões que a situação pedia por força e necessitava de um legado, ao qual pode ser reconhecido, em especial, para o cemitério vertical, instalado no Cemitério São Pedro, na Vila Alpina.

O cemitério vertical do São Pedro funciona pelo método de gavetas, respeita normas de biossegurança, atende às leis do meio ambiente ao não contaminar o solo e torna o sepultamento em um momento mais digno, tanto para as famílias que acompanham o processo quanto para os funcionários.

“Demonstramos que é possível realizar uma gestão pública eficiente voltada à população, baseando-se apenas no trabalho, trabalho e trabalho, porque nada resiste a ele. Seguimos juntos e até a próxima”, concluiu Thiago Dias.

Imagem registrada antes da pandemia

Texto: Flávio Ribeiro/ASCOM Republicanos Capital SP

Fotos: Wesley Ribeiro/ASCOM Republicanos SP e Divulgação/SFMSP

One thought on “Thiago Dias ressalta conquistas para o Serviço Funerário de São Paulo

  1. Raquel Pinheiro says:

    Trabalhei com o Dr. Thiago Dias e sei das dificuldades que enfrentou. O SFMSP já estava sucateado quando trabalhamos, tudo o que foi feito foi com muita dificuldade. Parabéns pelo trabalho, vc é um guerreiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This