São Paulo (SP) – O Brasil ocupa o 5º lugar entre os países com mais casos de feminicídio no mundo, isto é, a morte de mulheres apenas por sua condição de serem mulheres, conforme dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH). E não bastasse a classificação já alarmante, houve uma constatação de que os casos de violência contra as mulheres aumentaram em 30% em São Paulo durante a quarentena, de acordo com informações do Ministério Público.
Por isso, campanhas de conscientização que promovam as denúncias contra esse tipo de violência e também incentivem o apoio de figuras masculinas nesse período passam a ser fundamentais. Como é o caso dos esforços realizados pelo movimento Mulheres Republicanas na capital paulista, ligado ao Republicanos Capital SP.
Com o tema “Eu me importo, e você?”, o movimento reúne mensagens de diversos influenciadores e personalidades, mulheres e homens, que estimulam a realização de denúncias ou até mesmo promovam um primeiro passo das vítimas, como a busca por dicas, respostas e ajuda com psicólogas parceiras. Um empenho que objetiva a quebra do ciclo de violência.
Para a secretária municipal do Mulheres Republicanas da capital, Zuleika Ferreira, a campanha também é um gatilho para que haja maior apoio entre as próprias mulheres. “Falta muita sororidade, a empatia da mulher para com a mulher. E a gente busca muito isso. Acho que a grande dificuldade hoje é conseguir tocar as mulheres com esse olhar sensível. Porque entre elas próprias existe muita crítica, e você conseguir olhar para uma situação dessa sem julgar pode ser delicado”, explica Zuleika.
Além das ações de divulgação nas redes sociais, a promoção da campanha ainda mobiliza mulheres para a propagação de adesivos na cidade de São Paulo que informam sobre o canal de denúncia disponível, o 180. E para a segurança da saúde das mulheres envolvidas no ato, serão distribuídas máscaras personalizadas com o mote da campanha.
Participantes da campanha
Motivados pela importância do assunto, diversos influenciadores e personalidades ligadas à causa aceitaram o convite para participação na campanha “Eu me importo, e você?”.
São eles: a fundadora do Sentinela do Bem, Renata Banhara; os ex-BBB’s Eliéser Ambrósio, Kamilla Salgado, Dicesar Ferreira e Cacau Colucci; os cantores Adryana Ribeiro e Felipe Flip; o ator Caíque Aguiar; a promotora Eliana Passarelli; o jornalista Thiago Rocha; a nutricionista Maísa Magalhães; a Coronel Helena Reis, 1ª mulher a chefiar o CPI-5 e 1ª mulher negra a chefiar a Casa Militar; e a idealizadora do Papo Raro, Camila Tapia.
Os representantes do Republicanos também integram a campanha, sendo eles o presidente municipal Marcos de Alcântara; os vereadores André Santos, Atílio Francisco, Souza Santos e Zé Turin; os coordenadores do Jovens Republicanos e Igualdade Racial, Fabio Cruz e Vagner Rosa, respectivamente; o secretário-geral do Republicanos Capital SP, Professor Hugo Duarte; e a secretária zonal do Mulheres Republicanas Guaianases, Karina Cabral.
Para conferir o trabalho completo do movimento Mulheres Republicanas na capital paulista, siga a página do movimento no Instagram e no Facebook.
Texto: Flávio Ribeiro/ASCOM Republicanos Capital SP
Foto: Reprodução