Sob gestão de Thiago Dias, Serviço Funerário de SP registra superávit e humanização do trabalho

São Paulo (SP) – Considerado como um serviço essencial, ainda mais para o momento em que vivemos, as atividades desenvolvidas pelo Serviço Funerário Municipal de São Paulo (SFMSP) tem sido um reflexo do compromisso republicano com a população da capital paulista, através de um trabalho mais humanizado e responsável. Sob a gestão do superintendente Thiago Dias desde junho de 2018, o SFMSP consegue hoje se manter de maneira sustentável, em termos financeiros e ambientais, e proporciona às famílias de São Paulo um atendimento mais leve durante situações que são consideradas delicadas.

Ao percorrer uma breve linha do tempo, o republicano Thiago Dias lembra que o seu principal desafio quando assumiu a gestão era superar a ideia de um órgão com imagem a de um serviço “precário”. “Tive a liberdade para trabalhar da melhor forma possível, desde que apresentasse resultados. E para a nossa grata surpresa, em 2018 mesmo houve um acréscimo de receita. Quando assumimos, o valor que ficava disponível em caixa de um mês para o outro era de cerca de R$ 3,5 milhões. Em dezembro de 2018 chegamos a R$ 24 milhões, sendo que esse crescimento continuou em 2019, e hoje temos mais de R$ 40 milhões disponíveis para manter a autarquia”.

Quando fala sobre a evolução financeira do SFMSP, através do programa de concessão, Thiago Dias ressalta que gerenciar um serviço público sem a necessidade de onerar o município é um avanço positivo tanto para a administração pública, que se torna mais eficiente, quanto para os paulistanos, que podem receber um serviço mais digno por meio dos investimentos.

Administração transparente

Como evidência de uma boa administração, o Serviço Funerário de São Paulo foi reconhecido pela Controladoria Geral do Município (CGM) como um dos órgãos mais íntegros da estrutura vinculada a Prefeitura de São Paulo. No Índice de Transparência Ativa (ITA) mensurado em setembro de 2019, o Serviço Funerário saltou 53 posições e passou a ocupar o 13º lugar na lista geral, que incluiu 77 nomes avaliados, incluindo órgãos e entidades municipais, além de instituições do Sistema “S” municipal. No segmento de administração indireta, o resultado foi ainda melhor ao ocupar o 2º lugar da tabela, atrás apenas da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo (PRODAM).

Na medição mais recente disponibilizada pela Controladoria, realizada entre os dias 16/12/2019 a 10/01/2020, a transparência no Serviço Funerário continuou em ritmo de crescimento. Ficou em 7º lugar no ranking geral, estando entre os 10 melhores órgãos avaliados, e manteve a segunda melhor posição no segmento da administração indireta. De acordo com a Controladoria Geral, os números classificam o SFMSP como autarquia de “elevada transparência ativa”.

Novas possibilidades

Apontado como a maior autarquia da Prefeitura de São Paulo, com mais de 2 mil servidores, responsável por administrar 22 cemitérios municipais, 12 agências (postos de atendimento aos munícipes para contratação de funeral), 18 velórios e um crematório, o SFMSP é um desafio de administração pública. Mas o republicano Thiago Dias explica que a motivação para a gestão pública é a população e o bem estar de todos os envolvidos.

“Cada servidor faz parte de uma engrenagem. Nós somos responsáveis pela máquina. Responsáveis para ela não parar e para o serviço ser eficiente. Eu tenho que conduzir [essa máquina] de uma maneira com que ela continue na linha. Então um vai conversando e ajudando o outro, fazendo com que ela continue funcionando”, diz o superintendente enquanto desenha a engrenagem em um papel, para explicar sua analogia.

Entre os investimentos já realizados nos últimos meses estão a expansão no número de agências e reforma daquelas que já existiam, aquisição de 20 novos carros para o translado de corpos, contratação de 220 novos coveiros, licitação para seis novas mini-retroescavadeiras, além de parceria com a Guarda Civil, que auxilia na segurança dos cemitérios.

“No caso das mini-retroescavadeiras, por exemplo, isso otimiza o trabalho e acaba humanizando mais. Porque o desgaste físico do funcionário [para abrir novas covas] é bem menor”, complementa Thiago.

Inovação no serviço público

Ao estar na linha de frente nesse momento de pandemia, Thiago Dias reconhece que “esse tem sido o maior desafio, pelo tamanho e pela rapidez que se apresentou o Covid-19”, mas ressalta que a situação pede por força e necessita de um legado, ao qual ele atribui o cemitério vertical, instalado no Cemitério São Pedro, na Vila Alpina.

“Desde do ano passado perseguimos esse estudo. E agora implementamos a obra em 29 dias. Ter feito e levantado uma estrutura como essa foi muito rápido, nunca tínhamos conseguido isso”, diz o superintendente.

O cemitério vertical do São Pedro funciona pelo método de gavetas, respeita normas de biossegurança, atende às leis do meio ambiente ao não contaminar o solo e torna o sepultamento em um momento mais digno, tanto para as famílias que acompanham o processo quanto para os funcionários. Confira no vídeo abaixo.

“Eu quero padronizar esse tipo de atendimento para que amanhã, se eu não estiver aqui para atender, um outro colega venha e possa atender da mesmo forma”, finaliza Thiago, que também se mostra grato aos colegas pelo empenho que demonstraram até o momento. 

Thiago Dias com servidores em foto registrada antes da pandemia.

Texto e foto: Flávio Ribeiro/ASCOM Republicanos Capital SP

Imagens adicionais: ASCOM SFMSP

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4 thoughts on “Sob gestão de Thiago Dias, Serviço Funerário de SP registra superávit e humanização do trabalho

  1. Monaliza says:

    Thiago Dias homem de caráter de fibra, uma pessoa humilde que tem um grande futuro pela frente! e que temos sorte de telo como superintendente de SFMSP.

  2. Ricardo Sucesso says:

    Parabéns Dr Thiago e toda a equipe pelo trabalho desenvolvido no serviço funerário que hj está de cara nova . Nos do cemitério da penha agradecemos o apoio e empenho da sua gestão

  3. liazanon says:

    Parabéns, posso dizer que o SFMSP, realmente é outro a partir de rua gestão. Vc fez toda diferença e mostrou que é possível melhorar.

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