Fique por dentro do que acontece no seu partido | Hugo Duarte

Há anos que ouço filiados de partidos políticos lamentarem por não saberem o  que acontece dentro do seu partido. Mas principalmente por desconhecerem a atuação dos políticos do partido a que são filiados. Para ser mais realista, assessores de políticos pouco conhecem sobre o seu partido e se assustam quando a imprensa noticia determinados assuntos, chegando mesmo a situação constrangedora quando indagados: “você viu o que seu partido fez?” O coitado gagueja, põe a viola no saco e desaparece num passe de mágica. Lamentavelmente esta é uma situação corriqueira.

Para resolver este problema o Republicanos da capital de São Paulo criou um grupo de trabalho formado por técnicos da área da informação e por um conselho formado por pessoas qualificadas, com o objetivo de criar uma ferramenta com o objetivo de estreitar a relação entre o partido e seus filiados. Foi exatamente com este propósito que foi criado o “R10 Web”, um tipo de aplicativo para integrar partido, simpatizantes e filiados, sem deixar ninguém de fora. Durante o seu desenvolvimento, novas utilidades foram agregadas ao R10, tornando-o além de  uma ferramenta para estreitar a relação entre o partido e seus filiados, em um aplicativo permitindo a criação de grupos de relacionamento entre os seus próprios integrantes, transferindo inclusive aos próprios grupos a responsabilidade na divulgação das notícias do que acontece no Republicanos. Desta forma ninguém vai poder reclamar por ficar de fora dos acontecimentos.

Vejam o alcance desta ferramenta: os movimentos sociais poderão se organizar e se fortalecerem politicamente.  Vejamos: grupos formados pelos movimentos das mulheres, da igualdade racial e da juventude, terão através do R10 onde abrigar e divulgar as suas propostas. Foi criada, inclusive, uma brincadeira entre os grupos participantes, para ver quem mais estabelece seguidores e quem mais divulga os noticiários do Republicanos. Diante disto foi estabelecido uma pontuação para os grupos participantes, permitindo-lhes o conhecimento da sua pontuação pelo próprio aplicativo. Tem ainda uma finalidade muito importante, que foi uma das grandes preocupações no desenvolvimento do R10. Levar a verdade dos fatos, combatendo estas máquinas que se estabeleceram como uma verdadeira linha de montagem de mentiras, também conhecidas por FAKE NEWS, tornando a verdade um “selo de garantia do R10”.

*Hugo Duarte é professor e secretário-geral do Republicanos Capital SP

Compartilhe com amigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *